top of page

Chamada de Artigos

Tipos de contribuições esperadas:

Três formas de contribuições podem ser enviadas:

– Simpósios
Os simpósios são curtos (90 minutos – 3 comunicações) ou longos (180 minutos – 5 ou 6 comunicações). As contribuições para um simpósio são estruturadas em torno de um problema comum e de um texto enquadrador escrito pelo organizador do simpósio, que atua como moderador, mas que pode ser um dos palestrantes. Cabe-lhe também decidir se organiza um debate final com um ou mais debatedores. Cada simpósio reúne autores de pelo menos 3 instituições diferentes e 2 países diferentes.

– Comunicações individuais

As comunicações individuais, posteriormente agrupadas em workshops pela comissão organizadora, poderão ser apresentadas por uma ou mais pessoas. Quinze minutos são dedicados a cada apresentação. Cada pessoa poderá apresentar, no máximo, três comunicações. Os workshops serão conduzidos por um moderador.

– Textos completos

Durante esta 35ª conferência da ADMEE, com o objetivo de incentivar publicações em uma das duas revistas da associação (e-JIREFMedição e Avaliação na Educação), os colegas que desejarem poderão submeter uma proposta totalmente redigida conforme o esquema de uma dessas duas revistas, além de sua comunicação oral. Será disponibilizado tempo, durante a conferência, para permitir o trabalho neste texto com colegas seniores envolvidos em comitês editoriais. O objetivo é acelerar a publicação do artigo, oferecendo uma primeira revisão e reelaboração direta do texto a ser submetido ao final do congresso.

Requisitos de envio

Cada contribuição, qualquer que seja a sua forma, deverá pertencer a um dos seis eixos apresentados no tema ou diretamente a uma das cinco redes temáticas da ADMEE e a uma das seguintes categorias:

Trabalho de pesquisa
Comunicações realizadas com base num corpus de dados empíricos processados de forma sistemática (inquéritos, investigação (quase) experimental, investigação-ação, etc.).

Desenvolvimentos de ferramentas
Comunicações produzidas a partir de um corpus de técnicas utilizadas em benefício da avaliação.

 

Análises práticas
Comunicações feitas a partir de um corpus de situações ou práticas em situações, analisadas em seu contexto.

 

Resumos de pesquisa
Comunicações produzidas a partir de um conjunto de pesquisas existentes e sintetizadas segundo uma metodologia precisa.

Envio de comunicações e simpósios

As comunicações individuais incluirão um título, um breve resumo de no máximo 300 palavras, 3 palavras-chave e um resumo longo (máximo de 1000 palavras, excluindo bibliografia). Para ser publicado nos Anais ou no trabalho posterior ao congresso, o resumo longo será submetido na plataforma de submissão conforme procedimento a seguir. Os responsáveis pelos simpósios deverão também apresentar um texto de apresentação de no máximo 600 palavras que destacará a coerência do problema e a lógica de articulação entre as diferentes comunicações que formam um simpósio.

As comunicações serão enviadas viaformulários do Google:

Para os simpósios, é ao responsável pela coordenação que cabe recolher as diferentes propostas para as diferentes intervenções (com os nomes dos autores), bem como o texto enquadrador e eventuais debatedores. Esses documentos serão tornados anônimos pelo organizador da conferência para autorizar a perícia. Os autores que se comunicam como parte de um simpósio não devem submeter sua comunicação diretamente.

Critério de avaliação

As propostas individuais e os simpósios serão avaliados anonimamente por dois membros da comissão científica com base nos seguintes critérios:

  • relevância (link com o tema da conferência);

  • referencial conceitual e problematização (referencial teórico, questões, objetivos, referências-chave);

  • procedimentos (coleta, corpus, instrumentos, análises);

  • contribuições (resultados, conclusões, perspectivas).

bottom of page